As técnicas cirúrgicas do aparelho digestivo em cães e gatos são um conjunto de procedimentos utilizados para tratar diversas condições que afetam o trato gastrointestinal, como obstruções, tumores e doenças inflamatórias. Esses procedimentos podem variar de procedimentos simples, como a remoção de objetos estranhos, a procedimentos mais complexos, como a remoção de tumores ou o reparo de defeitos congênitos.
Uma técnica cirúrgica comum usada no sistema digestivo é a enterotomia, que envolve fazer uma incisão no estômago ou intestino para remover um objeto estranho ou tratar um bloqueio. A gastropexia é outra técnica comum, usada para evitar que o estômago se torça (dilatação-vólvulo gástrico). A gastropexia é normalmente realizada como um procedimento profilático em raças de alto risco para DVG.
Outras técnicas cirúrgicas incluem: anastomose, que é a conexão cirúrgica de duas estruturas, como o intestino ou o estômago, e a ressecção, que é a remoção cirúrgica de uma parte do trato digestivo.
Essas técnicas cirúrgicas são normalmente realizadas por um veterinário com treinamento especializado em cirurgia e com o auxílio de anestesia e instrumental cirúrgico adequado. Cada paciente e caso é único, portanto, a técnica e o plano cirúrgico são adaptados de acordo com a condição do paciente e a experiência e habilidade do cirurgião.
Professores:

Professor de Patologia e Técnica cirúrgica (Unicsul-SP).
Cirugião Ortopédico e Tecidos Moles, durante 10 anos (UNIP-SJC).
Especialização em Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais (UNISA-SP).
Mestrado em Ciência do Sistema Músculo Esquelético, Faculdade de Medicina (FMUSP).

Professor de Práticas Cirúrgicas (UNIVAP-SJC).
Cirurgião Ortopédico e Tecidos Moles (UNIVAP-SJC).
Cirurgião Ortopédico e Tecidos Moles, durante 4 anos (UNIP-SJC).
Especialização em Cirurgia de Pequenos Animais (UMESP-SP).
Especialização em Ortopedia e Traumatologia de Pequenos Animais (IBRA-SP).