
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) veterinária é uma técnica salva-vidas usada para restaurar a função cardíaca e respiratória em animais que sofreram parada cardíaca. Envolve uma combinação de compressões torácicas e ventilação artificial para circular sangue rico em oxigênio para o cérebro e órgãos vitais. A RCP pode ser realizada em cães e gatos de todos os tamanhos, embora deva ser considerada particularidades anatomo-fisiológicas de cada espécie e de cada porte. O sucesso da RCP depende de vários fatores, incluindo a rapidez da intervenção, a habilidade do profissional e a causa subjacente da parada cardíaca. No entanto, com treinamento e equipamento adequados, veterinários e outros profissionais treinados podem melhorar as chances de sobrevivência de animais em parada cardíaca.
Professores:

Formado pela Universidade Paulista – UNIP
Pós Graduado em Neurologia UFAPE
Sócio fundador da Clínica Ortocanis – Ortopedia e Neurocirurgia Veterinária
Professor do Curso de Pós Graduação de Anestesiologia UFAPE
Professor do Curso de Pós graduação de Terapia Intensiva UFAPE

Graduação em Medicina Veterinária pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM (2013)
Pós Graduação (Latu Sensu) e Monitoria em Anestesiologia Veterinária pela 10ª Turma do Estado de São Paulo da instituição PAV de pós graduação,
Mestrado (Strictu Sensu) pelo programa de Biotecnologia Animal (Anestesiologia Veterinária) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, campus de Botucatu (2017).
Atuou como Médico Veterinário Anestesiologista do Hospital Veterinário da UNIP, Campus São José dos Campos (2017-2021).
Atuou como Professor titular de Anestesiologista e Farmacologia Veterinária na Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, Campus São José dos Campos (2023-2024).
Atualmente atua como Coordenador e Anestesista titular do CEEVALE – Centro de Ensino e Especialidades Veterinárias do Vale, situado em São José dos Campos-SP.